Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Uma dúvida de iniciante sobre Turfa.

Experimentalist

Embaixador dos aliens ninfomaníacos roxos
Contribuidor
14/04/2022
206
8
38
Parangaricutirimicuaro
Pessoal, socorro!

Talvez vocês deem risada de mim pela pergunta de iniciante. Se for uma pergunta de nível -1, podem rir à vontade. :ROFLMAO:

Tô querendo fazer uma experiência com spawn + substrato numa shoebox que eu comprei. Minha ideia era usar a técnica do painço sem preparo do grande @Texugo. Ia inocular com a CL do LAPE que eu tenho aqui em casa, deixar colonizar e por sua vez usar o spawn num substrato que iria pra shoebox. Vi algumas misturas possíveis pra fazer substrato. Uma receita que eu vi era algo na linha de: 1 parte de spawn, 1 parte de fibra de coco em pó e 1 parte de turfa. Minha dúvida é que eu nunca encontrei turfa sem estar misturada com nada aqui na minha região. Sempre é misturada com casca de pinus moída. Quando vocês falam que usam turfa, é dessa mistura que vocês costumam falar ou é turfa sem estar misturada com casca de pinus?

Vi essa receita do mano @SpiritualMind:

A receita foi:
500g de fibra de coco em pó
500g de vermiculita
50g de gesso
50g de carbonato

Pra nutrição usei 250gr de um blend de farinhas que improvisei. Sendo:
38% farinha de trigo integral
38% farinha de arroz integral
24% farinha de centeio integra

Ela daria legal numa shoebox ou melhor usar só nas bags de cultivo?

Por favor, tenham paciência. Tô querendo expandir meus horizontes para além do PF Tek, mas tenho medo de fazer meleca, contaminar tudo e perder material. Sou um cara ansioso. Haha.

Obrigado pela ajuda amigos!
 
Pessoal, socorro!

Talvez vocês deem risada de mim pela pergunta de iniciante. Se for uma pergunta de nível -1, podem rir à vontade. :ROFLMAO:

Tô querendo fazer uma experiência com spawn + substrato numa shoebox que eu comprei. Minha ideia era usar a técnica do painço sem preparo do grande @Texugo. Ia inocular com a CL do LAPE que eu tenho aqui em casa, deixar colonizar e por sua vez usar o spawn num substrato que iria pra shoebox. Vi algumas misturas possíveis pra fazer substrato. Uma receita que eu vi era algo na linha de: 1 parte de spawn, 1 parte de fibra de coco em pó e 1 parte de turfa. Minha dúvida é que eu nunca encontrei turfa sem estar misturada com nada aqui na minha região. Sempre é misturada com casca de pinus moída. Quando vocês falam que usam turfa, é dessa mistura que vocês costumam falar ou é turfa sem estar misturada com casca de pinus?

Vi essa receita do mano @SpiritualMind:



Ela daria legal numa shoebox ou melhor usar só nas bags de cultivo?

Por favor, tenham paciência. Tô querendo expandir meus horizontes para além do PF Tek, mas tenho medo de fazer meleca, contaminar tudo e perder material. Sou um cara ansioso. Haha.

Obrigado pela ajuda amigos!
essa receita indico apenas para bag. Para shoebox não, por causa das farinhas. colocar substrato mega nutritivo em bulk/monotub/shoebox é pedir para contaminar.
Você pode usar a mesma receita só retirando a farinha, ficaria assim:

"Eu comprei um balde desses alimentícios com tampa, achei um que a tampa é rosqueável que é uma beleza.
Tô usando essa receita, lembrando que se se for usar aqueles pó de coco em bloco vai precisar alterar a proporção de água, pq o pó de coco triturado solto não é tão seco quanto ao outro

500 gramas de pó de coco solto
500 gramas de vermiculita fina
100 gramas de gesso ou 50/50 carbonato de cálcio e gesso
2 a 3.5 litros de água fervendo em seu ponto máximo, verificar o quão úmido está o pó de coco, algumas marcas vem praticamente encharcado, da última vez coloquei 2 litros de água e ficou excelente, se for usar aquele blocos de coco prensado aí vai precisar de mais água (3.5l)

Essa receita da pra fazer 3 shoebox do tamanho que eu tô usando (detalhes mais abaixo)
Você pode fazer metade da receita se quiser, só manter a proporção!

Primeiro eu misturo bem todos os ingredientes secos, quebro os pedaços de coco que geralmente vem junto, coloco a água tentando espalhar de maneira igual pela superfície toda do substrato no balde, tampo e dou uma chacoalhada. No outro dia qnd vou usar eu misturo mais uma vez antes de fazer os monotubs, pois tendência é o fundo do balde ficar mais úmido que a superfície.

Pra os monotub, faço aquela técnica do shoebox (caixa de sapato), tô usando uma da marca Ordene Tamanho grande ou medio, pode usar outra, coloquei aqui pra referência de tamanho, se for usar essa marca, ela tem furos de respiro na tampa, na incubação do substrato vc tampa com uma fita e no aniversário vc coloca um micropore se for cultivar fora de estufas, não esqueça de abrir e abanar uma 2 a 3 vezes por dia, ah fundamental fazer o "Liner", aquele saco onde o substrato com os grãos vão dentro da cx, evita que cresça cogumelo no lado do bolo.

Proporção de substrato e grãos:
Nessa etapa eu esqueço o peso em kilos e uso apenas volume em litros, são 2 litros de substrato para cada 1 litro de spawn colonizado. O pulo do gato aqui é qnd for fazer os grãos já fazer em bags ou vidros de 1 litro de grão (ou dois de 500ml), aí na hora de montar vc só mede o substrato com uma jarra dessas de culinária, antes de usar eu passo um pano com água oxigenada e depois com alcool, faço o mesmo com tudo que vai entrar em contato com o substrato e grãos (caixa, liner, colher/concha etc..)
Essa proporção fica Ideal para caixas no tamanho que tô usando, grande o substrato fica um pouco mais fino porém com mais área de superfície e na media fica com o substrato mais alto, ultimamente estou trocando as cxs grandes por médias, gostei mais do substrato alto. Dessas 2 litros de substrato, 1.5 litros é para misturar com os grãos e 0.5 litros é para cobrir a mistura

Dei uma editada no texto pois tem uns detalhes que eu comecei fazer diferente e resolvi atualizar.
 
Última edição:
Back
Top