Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Remover o oxigênio da glove box faz sentido?

MarceloHirosse

Hifa
Membro Ativo
09/03/2022
352
8
54
Bom dia meus amigos,

Na última noite, quando estava prestes a dormir, me veio um insight que gostaria de discutir com vocês.

Ao prepararmos a glove box para trabalhos com inoculação em agar - considerando que ela esteja bem vedada - poderíamos acender algumas velas em seu interior e em alguns minutos as chamas teriam consumido o oxigênio ali dentro.

Compreendo que a ausência desse gás não nos livraria dos esporos nem das bactérias anaeróbicas ali contidas, mas creio que seria o suficiente para reduzir os demais contaminantes.
Essa prática faz sentido ou não vale o esforço? Quais são suas considerações sobre?
 
Apesar de eu achar que não geraria uma relevante queda na chance de contaminação... por que não, neh?

Desde que seja feito com cuidado pra não queimar a globebox...

Mas, até onde vi, as glovebox já são ou podem ser esterilizadas pra serem manuseadas, com produtos aptos a reduzirem esporos e bactérias em geral. Então, seria um passo extra sem muita relevância nesse caso, com o risco de queimar a glove box.

Mas resposta baseada em um grande "eu acho" mesmo, nada embasado. É, contudo, uma ideia bem interessante se houver relevância de bactérias aeróbicas na contaminação, o que eu não sei dizer se é o caso.

Ah... as gloveboxes já tem fama de serem chatas de manusear. Lidar com fogo dentro delas pode ser complicado.
 
Uma glovebox profissional é caríssima.

Uma feita em casa não vai ficar tão bom quanto.
Vai ser difícil vedar ela para realmente não entrar ar.

Assumindo que consiga e o fogo consumir o oxigênio, você ainda terá outros gases ali e também oxigenio que não serviu de comburente.
É praticamente impossível queimar todo o oxigênio e seria suficiente para manter os microorganismos vivos.

Além de que a queima iria movimentar os gases dentro da glovebox e suspender mais microorganismos ali dentro.
Assim como a glovebox não é a melhor opção, a movimentação das luvas de borracha também farão movimento no ar e suspender.

Seria impossível fazer um ambiente estéril dentro de casa e desnecessário.

Para o trabalho com ágar caseiro, é melhor a still air box.
Pode estar cheio de organismos no fundo (derrubados por borrifa água com detergente), o importante é não estarem no ar e consequentemente caírem no substrato.

Claro, o ideal é uma fluxo laminar, mas não dá pra comprar pelo preço
 
não faz sentido. usa-se glovebox para que nada no interior escape, usa-se SAb para que nada no exterior entre.
aplicar vácuo na glove vai fazer ela sugar contaminantes externos.
 
Obrigado pelas contribuições @ExPoro, @Texugo e @Mortandello, realmente a questão do vácuo e do ar quente por si só já geram muitos problemas.
Sem considerar o custo, qual seria a melhor prática pra esterilizar o interior da glove box?
Spray de água com detergente da conta do recado? Talvez fazer uma nuvem de Lysoform (aerosol) lá dentro?
 
Obrigado pelas contribuições @ExPoro, @Texugo e @Mortandello, realmente a questão do vácuo e do ar quente por si só já geram muitos problemas.
Sem considerar o custo, qual seria a melhor prática pra esterilizar o interior da glove box?
Spray de água com detergente da conta do recado? Talvez fazer uma nuvem de Lysoform (aerosol) lá dentro?
eu borrifo alcool em tudo e funciona.
edit-
gente pelamordedeus nao usem fogo dentro de uma glovebox. usem peróxido e um algodão pra fazer a limpeza da agulha e instrumentos entre os procedimentos.
ja vi alguns acidentes horriveis envolvendo alcool + glovebox + fogo!
quando explode, queima muito rápido o material da caixa e cola na pele, em chamas.
 
Última edição:
Back
Top