Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pó de coco como substrato bulk

Palavras de um amigo meu:"O pó de coco pode ser achado em lojas para jardinagem, ele tem quase todos os nutrientes equivalentes à palha, só peca no nitrogenio. A solução rica em nitrogenio é a borra de café, não precisa adicionar nada a mais que a borra, apenas um corretor de ph para aumenta-lo, o café deixa o meio ácido."
 
meus amigos, esse esquema de bulk com po de coco e borra de café, é só colocar num recipiente (balde ou forma com superficie maior), esperar o micelio crescer o suficiente e botar na luz pra frutificar na hora certa? mais nada?
oq eu quero saber mesmo é se nao precisa de nenhuma preocupaçao com a UMIDADE.. to pensando em pasteurizar a mistura. (pasteurizo tudo junto: po de coco, borra café e carbonato de calcio? pasteurizo dentro de uma fronha, pra agua poder penetrar na mistura?) se for na fronha, terei q deixar
escorrer a agua da mistura por um tempo, e a umidade q sobrar, vai
ser suficiente pra que nao haja nenhuma preocupaçao posterior em umidificar?

feito tudo isso, é indicado usar alguma camada de casing? ou melhor deixar sem?

se alguem puder responder pra mim todas essas perguntas direitinho, agradeço MUITO!!!
to precisando msmo dessa ajuda!! :confused:
valeu galera!!!

Luz, Paz e Amor!
 
williamsii disse:
meus amigos, esse esquema de bulk com po de coco e borra de café, é só colocar num recipiente (balde ou forma com superficie maior), esperar o micelio crescer o suficiente e botar na luz pra frutificar na hora certa? mais nada?
oq eu quero saber mesmo é se nao precisa de nenhuma preocupaçao com a UMIDADE.. to pensando em pasteurizar a mistura. (pasteurizo tudo junto: po de coco, borra café e carbonato de calcio? pasteurizo dentro de uma fronha, pra agua poder penetrar na mistura?) se for na fronha, terei q deixar
escorrer a agua da mistura por um tempo, e a umidade q sobrar, vai
ser suficiente pra que nao haja nenhuma preocupaçao posterior em umidificar?

feito tudo isso, é indicado usar alguma camada de casing? ou melhor deixar sem?

se alguem puder responder pra mim todas essas perguntas direitinho, agradeço MUITO!!!
to precisando msmo dessa ajuda!! :confused:
valeu galera!!!

Luz, Paz e Amor!
naoo precisa esterelizar, micelio VIVO e sadio nao contamina, tudo que vc fizer , mesmo quebrando bolos e tudo , nao eh suficiente pra matar o micelio.
só fique atento pra total colonizaçao do substrato, pois se o miolo nao tiver colonizado 100% vai contaminar tudo.
 
Fala Mortandelo!! valeu pela rápida resposta :)

mas é o seguinte...

eu tenho alguns bolos pra spaws ja bem colonizados.
o que eu preciso saber é:

1) a mistura que vou usar (pó de coco + borra de café + carbonato de calcio)
eu preciso pelo menos pasteurizar né?
(eu nao to pensando em esterelizar nao, quero pasteurizar msmo pq vou
fazer grande quantidade)

2) eu devo pasteurizar primeiro só o pó de coco, e depois esterelizar a borra de café com o carbonato de calcio, ou devo pasteurizar tudo junto?

3) eu uso fronha pra pasteurizar? ou uso algum outro tipo de saco?

4) como devo deixar a umidade da mistura? precisa de manutençao?

5) é melhor usar um balde, deixando o substrato com mais de 5 ou 10cm
de profundidade, ou melhor usar algum pote com superficie rasa, como uma forma, pro substrato ficar com menor profundidade?


se puder me esclarecer tudo isso, vai me ajudar mto amigo!!!
valeu msmo!!! :)
 
bom, vamos analizar os compostos:
fibra de pó de coco: inocuo enquanto seco, já é pre-pasteurizado na fabricaçao. se tiver seca ainda quer dizer que permanece inocuo.
calcareo - inocuo por natureza, tanbém se estiver seco = garantia de material limpo
Borra de café= passou agua fervendo por cima certo?? entao tah limpo já!!
Evite o RE-Trabalho, que em areas como essas quer dizer um tempo precioso ou minerais importantes pro desenvolvimento do micelio perdidos .
 
hummm interessante!! :)

e a umidade? devo ferver uma agua mineral, e depois molhar a mistura
e escorrer até ficar bem umido mas nao encharcado?

:D
 
auhauhauhuahuahuah
show!!!!! :D

ae psilocibec, vc tb nao pasteuriza nem esteriliza essa mistura de po de coco?

e a umidade como vc faz? vc joga agua fervida na mistura e deixa escorrer
e depois nao precisa mais manutençao de umidade?

valeu irmão!!!
 
Peguei aproximadamente 2 litros de pó de casca de coco e em um balde a deixe de molho com água fervente, meio filtro de café de borra e duas colheres de hidróxido de magnésio.

Após uma hora escorri o pó de coco e o esterilizei por 8 minutos no microondas.

Deixei esfriar no freezer e enquanto isso acontecia eu limpei bem um balde preto de 10 litros com cloro.

Depois do substrato frio e do balde limpo foi hora de inocular a semente (spaw). Antes de inocular eu passei mais um paninho com alcool no balde. Coloquei uma fina camada de substrato e alguns pedaços de um bolo de CremoPF colonizado por tasmanianos. Continuei assim fazendo camadas até que tanto o substrato como a semente acabassem. Deixei vários pedaços bem espalhados no topo de tudo para que a superficie fosse colonizada rápido e não oferecesse riscos de contaminação.

Montei uma engenhoca que consite em um cesto de roupas, um aquario velho de tartarugas e uma lampada de 10w. Quando verem as fotos vocês entenderão.

Após a colonização total no escuro eu cobri tudo com uma camada de pó de pinha, vermiculita e hidroxido de magnesio.

Demorou 4 dias para colonizar os 2 litros por completo.

Depois de adicionar a camada para casing eu tirei a tampa preta e deixei só o paninho furado, para permitir a troca gasosa. Retirei a lampada e o aquario e adicionei bolsas de gelo salobro para dar choque térmico.

A umidade posterior eu vejo com o sentimento, olho pra camada de casing e "sinto" se ela está seca ou molhada. Pegar um punhadinho com os dedos e ver se tá umido ou não. Sempre com as mãos limpas com alcool. Se estiver seca eu borrifo água mineral. Na hora de compar a água atente-se para o pH na fonte, pegue o mais neutro ou básico possivel.

Dá uma olhada no meu cultivo : https://teonanacatl.org/threads/cultivo-bulk-de-tasmanianos-em-pó-de-coco-café.854/
 
Última edição por um moderador:
valeu psilocibec!!! vou partir pra pratica entao!!!!

só mais uma coisa, esse hidroxido de magnesio, serve pra corrigir o ph?
 
só mais uma coisa, esse hidroxido de magnesio, serve pra corrigir o ph?

Serve, mas eu não recomendo seu uso - ainda não está testado. O morta me disse outro dia que um gringo usava e fazia mal pros cogus dele, eu ainda não percebi isso, mas estou testando, até agora não vi maleficios.
 
ae psilocibec, me responde mais uma coisa irmão?

esses 2 litros de pó de coco que vc usou é equivalente a 2 kilos
de pó de coco?

é q eu comprei 2 sakos de 1kg cada... ai to pensando se meio copo de borra de café nao é mto pouco pra essa quantidade toda...

valeu cara!! :)

:: luz :: paz :: amor ::
 
Não, volume e peso são coisas diferentes. O amigo do meu amigo Usou dois litros mesmo, ele não sabe a quantidade em quilogramas. Ele disse que Uma medida boa que não vai falhar é usar quatro ou cinco vezes o volume do spaw :)
 
POR exemplo:
pra 2 copos de uísque de substrato colonizado, use 2 litros ( uma pet com a boca cortada) de material de spawn ja hidratado.nao sei a opçao do psilo mas tenho dado uma " abusada" na umidade desse spawn,. cerca de 30% mais umido do que a umidade normal da mistura de materiais pra colonizaçao. isso tem rendidos frutos gigantescos, e rapida velocidade de colonizaçao. tem um CONTRA na minah opiniao o uso do café, o micelio se torna mais suscetivel a temperaturas quando utilizamos o café, entao ABRAM o olho com a temperatura e a mantenham o mais dentro da correta qquando forem usar o café pra indoors. pra out nao sei ainda :)
 
blzzzzzz.....valeu psilocibec e mortandelo.....
estão sendo bem uteis pra mim essas informaçoes!!! :D

o spawn q eu tenho aqui sao 3 bolos pequenos colonizados com mistura de passaros... nao to botando mta fé neles nao..
vou testar primeiro (como vai ser pouca quantidade) sem pasteurizar nem esterelizar o pó de coco.

mas quero fazer grande quantidade e pra isso vou precisar
fazer um spawn com graos inteiros..

quais tecnicas vc acham melhor?
eu li uma de cozinhar o arroz por 45 minutos, antes de levar na panela de pressão e achei meio furada..
to pensando em deixar o arroz 12 horas de molho na agua
e depois levar na panela de pressao...

mortandelo e psilocibec, quais maneiras vcs acham melhor pra fazer spawns?

grato ae novamente!!! :D
 
Trigo cremogemado.

Um conhecido de um amigo de um outro amigo deixa o trigo de molho hidratando por 24 horas, ele incha e dobra de tamanho. Ai ele o cozinha por uns 30 minutos, até eles começarem a se abrir e ficarem moles. (nessa hora ele disse que você pode adicionar café e algum corretor de ph se prefeir, mas ele ainda não testou quantidades padrões). Ele deixa escorrer, adiciona uma colher de sopa rasa de cremogema para 450ml de trigo. Depois ele mistura bem e coloca no recipiente final, leva à PP por 40 minutos.

Ele disse que vale lembrar que nesse spaw é importante agitar bem o frasco depois de retirado da panela. Vai parecer que ele está duro e grudado, mas se agitar bem ele fica todo solto e com a umidade ideal em todos os pontos do substrato.Ele também disse que Outro fator importante é a hora da inoculação. Nem precisa inocular muito, ele mesmo inocula no centro do vidro, rodando a agulha, sem enfia-la no trigo. Depois agita de novo, surgem pontos de germinação de todos os cantos do pote, a colonização se dá em 7 ou 8 dias com raças rápidas.
 
psilocibec,

qual cremogema vc usa?

awww.withoutatrace.blogger.com.br_cremogema_tradicional_200g.jpg

é essa?

é uma colher de cremogema pra 450ml de trigo ja cozido e inchado né?

:D
awww.withoutatrace.blogger.com.br_cremogema_tradicional_200g.jpg
 
Back
Top