Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Esterelização na panela de pressão.

bpassosartpsi

Esporo
Cadastrado
04/09/2023
15
2
35
Fala gente, boa tarde!
Estou iniciando o meu primeiro cultivo e estou com dúvidas em relação a esterilização na panela de pressão. Não sei se é tópico repetido..

Perguntas:

1. Quais copos podem ser usados para ir na panela de pressão?
2. Quando o copo for na panela de pressão, o que vai embaixo do copo? Quantos CM de água devo colocar na panela?
3. O tamanho da panela de pressão qual seria?
 
Bouaaaa


1. Quais copos podem ser usados para ir na panela de pressão?
Vidro ou plástico PP5


2. Quando o copo for na panela de pressão, o que vai embaixo do copo? Quantos CM de água devo colocar na panela?
Até metade do primeiro, usando um suporte no fundo pra não ficar direto em contato com a panela


3. O tamanho da panela de pressão qual seria?
Tanto faz
 
Bouaaaa



Vidro ou plástico PP5



Até metade do primeiro, usando um suporte no fundo pra não ficar direto em contato com a panela



Tanto faz
Obrigado! Esse suporte poderia ser o que? Outra coisa fico com medo do copo de vidro estourar. Se usar esse americano convencional tem problema? Agradecido! :piscada:

Vidro costuma ser a primeira escolha. E são seguros.

Fora isso: Potes plásticos no cultivo de cogumelos

O tamanho do copo ou pote varia entre as técnicas. Eu acho que potes de mais de 500 ml demoram mais para colonizar, tendem a contaminar mais por causa de demora, e não valem a pena por causa desse risco.

Outro tópico que podem ser útil:

- Guia de PP (Panela de Pressão)
Obrigado!! Pensei em usar aqueles copos americanos convencionais. Devem ser em mé
Vidro costuma ser a primeira escolha. E são seguros.

Fora isso: Potes plásticos no cultivo de cogumelos

O tamanho do copo ou pote varia entre as técnicas. Eu acho que potes de mais de 500 ml demoram mais para colonizar, tendem a contaminar mais por causa de demora, e não valem a pena por causa desse risco.

Outro tópico que podem ser útil:

- Guia de PP (Panela de Pressão)
Eu pensei em usar os copos americanos convencionais. São 190ml para a metodologia PF TEK. O que acha?
 

Anexos

  • Copo Americano.jpg
    Copo Americano.jpg
    31.2 KB · Visualizações: 0
Vidro costuma ser a primeira escolha. E são seguros.

Fora isso: Potes plásticos no cultivo de cogumelos

O tamanho do copo ou pote varia entre as técnicas. Eu acho que potes de mais de 500 ml demoram mais para colonizar, tendem a contaminar mais por causa de demora, e não valem a pena por causa desse risco.

Outro tópico que podem ser útil:

- Guia de PP (Panela de Pressão)
Obrigado!! Pensei em usar aqueles copos americanos convencionais. O que acha? São 19 ml

Funcionam bem.
E não estoura não por ser de vidro na panela de pressão?
 
E não estoura não por ser de vidro na panela de pressão?


Um ou outro pode rachar, se o vidro for de baixa qualidade, mas geralmente resistem bem. Mas eu nunca vi, por exemplo, um daqueles copos de vidro de requeijão rachar.

Se estiver em dúvida faça uma rodada de esterilização com eles sem o substrato, só para ter certeza que vão resistir.
 
E não estoura não por ser de vidro na panela de pressão?
Ocorre a dilatação do vidro e as forças intermoleculares são levemente enfraquecidas, por isso, pode rachar, sim. Siga os conselhos do @Ecuador. Quero alertar sobre a importância de deixar a panela arrefecer naturalmente; jamais abra a vávula peso para liberar a pressão contida na panela. Um resfriamento rápido pode ocasionar a quebra do vidro.
 
Back
Top