Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida sobre substratos prontos

vinicensi

Hifa
Cadastrado
19/10/2020
20
5
28
Oi, gente. Tudo bom?

Alguém aqui já ouviu falar do Carolina Soil? Tem várias composições e, por ser acessível pra mim, resolvi compartilhar aqui com vocês para que os mais experientes possam compartilhar sua experiência conosco.

A composição do substrato é feita por Turfa de Sphagnum, vermiculita e casca de arroz carbonizada.


A dúvida é: será que vale testar? Penso que os mais experientes já possam ter lido algo sobre algum dos ingredientes para poder dar uma opinião.

Obrigado!
 
Última edição:
Buenas!
A turfa de Sphagnum é da família dos musgos mas certamente já deve vir tratado para não se decompor.
Num próximo cultivo, sacrifique uns poucos MLs de esporos em 2 copos desse substrato e contribua com o avanço da micologia :sorrisão:
Só não esquece de postar os resultados. :ler:
 
Oi, Mad. Valeu pelo comentário. Eu precisava só de uma confirmação mínima para prosseguir com os teste.

Acabei de comprar sacos PP para fazer um processo de "pasteurização" na panela, porém, sem ser a de pressão. Quero testar isso como alternativa ao método tradicional de pasteurização, não sei qual a eficácia .

Vou avançar com os testes e compartilharei em breve se deu ou não deu certo.

Aliás, vou dar uma de poor guy e pasteurizar na mesma panela que vão estar hidratando/cozindo os grãos de milho para os próximos spawns. Teste em cima de teste para ser eficiente e econômico ao mesmo tempo.

Creio que não tenha problema, pois o substrato está protegido e o milho, posteriormente, será introduzido à PP para esterlização completa. Etão acho que é válido o pensamento de malandro neste momento.

Abraço!
 
Ao meu ver, não vejo problemas na tentativa de otimização em relação à cocção dos grãos + substrato, porém acho que haverá uma quase esterilização e não pasteurização uma vez que o substrato será submetido, durante uma hora, à temperatura de água fervente (100º). Só fico em duvida quanto a pressão que estará dentro do saco, pq para uma esterilização bem sucedida, a pressão precisa ser maior que a pressão atmosférica. Existem microorganismos que suportam temperaturas acima de 100 °C (na forma de endosporos), então a forma mais comum de esterilização seria tratar o substrato a uma temperatura de 120 °C e a uma pressão de 15 psi por pelo menos 30 minutos, mas como garantia, mantemos 1h em PP.

Para pasteurização, como forma de compensar a possível flutuabilidade do saco, algum peso deveria ser usado em cima, para garantir a igualdade da temperatura interior por completo e teria que ser uma agua a 77~80º para quando colocasse o saco de substrato, cair para 65-75 ºC e a água ser controlada nessa rampa de temperatura para matar os microrganismos mais sensíveis (mesófilos). Os microorganismos mais resistentes ao calor (termofílicos) irão sobreviver à pasteurização e irão permanecer vivos para defender nosso tão amado micélio de outros micróbios. 💪

Nos mantenha informado! :ler:
 
@vinicensi, tenho um amigo que usa esse substrato para cogus em monotub e dá muito certo, ele usa o CS tipo V. Agora com relação ao processo dele, se é pasteurizado ou esterilizado, assim como proporções não faço ideia.

boa sorte!
 
Back
Top