Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Armazenando substrato recém esterilizado

PapaCobweb

Cogumelo maduro
Membro Ativo
30/06/2007
57
71
40
Paraiba
Olá!

Estou com 4 copos aqui contendo seus preciosos substratos, retirados da panela e lacrados com durex. Ainda não inoculei os esporos nos copos e estou meio encucado com uma coisa:

Por quanto tempo posso conservar os copos com substrato recém esterilizado sem que haja alguma perda?

Existe algum lugar especial pra se conservar, tipo geladeira? Eles estão aqui no meu armário há 2 dias, temperatura ambiente (26ºc)... algum problema?

Muita paz. :cool:
 
Se estiver lacrado, totalmente isolado do ambiente externo , e supondo-se que sua esterelizaçao foi perfeita - 1 ano no freezer :)

O ideal é esperar só esfriar o suficiente(12h) e depois inocular.

Mas se pintar um impreisto pode ensacar em ZIPLOKS e mandar pro freezer
sem medo :)
Mesma regra pra descongelar - 12 horas e pode inocular/encubar:pos:
 
É prudente fazer o que o Alienardo disse, mas já vi um frasco durar por 9 meses sem refrigeração e estando ao lado de um frasco contaminado e que ainda possuía filtro. Foram esquecidos e quando encontrados um deles não apresentava nenhuma contaminação e aparentemente não houve perda de umidade. Provavelmente duraria mais, mas foi utilizado num cultivo.

É fascinante ver algo tão perecível quanto milho umedecido ficar intacto por tanto tempo.

É uma boa prática deixar o substrato sem inocular por uma ou duas semanas se vc não tem certeza da eficácia de sua esterilização.
 
Armazenando substrato NÃO esterilizado

Opa... eu gostaria de aproveitar o mesmo tópico com uma pergunta semelhante.

Eu deixei de molho 1kg de milho :eek: hehe
E enchi meus 6 copos e sobrou MUITO milho ainda heheheheeh :p

Po... cozinhei, deixei de molho por 24hr, depois deixei de molho na agua sanitaria por 24hr, e depois mais 24hr com bicarbonato. E agora ?

Vou perder esse milho todo? ou tem como guardar o resto do milho para uma proxima utilização? Tipo... dentro de um ziploc na geladeira?! :?:


Valeuu...
câmbio
 
Armazenando substrato NÃO esterilizado

Opa... eu gostaria de aproveitar o mesmo tópico com uma pergunta semelhante.

Eu deixei de molho 1kg de milho :eek: hehe
E enchi meus 6 copos e sobrou MUITO milho ainda heheheheeh :p

Po... cozinhei, deixei de molho por 24hr, depois deixei de molho na agua sanitaria por 24hr, e depois mais 24hr com bicarbonato. E agora ?

Vou perder esse milho todo? ou tem como guardar o resto do milho para uma proxima utilização? Tipo... dentro de um ziploc na geladeira?! :?:


Valeuu...
câmbio

Cara... com tantos feitos.. o seu milho por acaso ficou tipo como se tivesse cozido mesmo? alguns abertos a película externa do milho?
 
Armazenando substrato NÃO esterilizado

Fala pakalolo

Bom é não sobrar nada para não ter que guardar.

Coloque dentro de um ziplog e feche tirando o máxímo de ar (aperte o saco para explusar o ar).

Quando for utilizar coloque nos potes e esterilize na panela de pressão.

Não demore muito tempo para utilizar, já guardei milho tratado por 10 dias.

Da próxima vez você já terá a quantidade certa que deve tratar e não sobrará.
 
tripman, sim simm... alguns descascaram e outros até se desfizeram.. mas na hora de colocar nos copos eu tentei selecionar os que estavam inteirinhos.

NeuroFX e Mauricio, valeu pelas dicas.... vou tentar comprar mais alguns copos e preparar os bolos pra não perder os milhos :p

Obrigado pelas dicas... to com meus ultimos 3 copos na panela agora :D

valeu
câmbio
 
Back
Top