Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

duvida sobre micelio colonizar substrato

mordecaisemaj

Esporo
Cadastrado
17/08/2023
25
2
26
bom dia pessoal, tenho uma duvida: tenho um micelio que veio num kit facil que já está concluindo o 3° flush, posso pegar uma parte desse micelio e misturar com substrato para poder colonizar e ter novos cogumelos? tipo, comprei uma caixa organizadora 20L, e substrato (pó de fibra de coco, esterco bovino organico e vermiculita fina), posso fazer isso?
minha ideia é pegar uma colher esterilizada com alcool 70°, separar uma parte desse micelio do kit facil (que por sinal está encolhendo e dando cada vez menos cogus), colocar num copo americano junto com substrato esterilizado e deixar colonizando numa caixa de isopor fechada, pra depois eu juntar com mais substrato no monotube, é possível?
 
bom dia pessoal, tenho uma duvida: tenho um micelio que veio num kit facil que já está concluindo o 3° flush, posso pegar uma parte desse micelio e misturar com substrato para poder colonizar e ter novos cogumelos? tipo, comprei uma caixa organizadora 20L, e substrato (pó de fibra de coco, esterco bovino organico e vermiculita fina), posso fazer isso?
minha ideia é pegar uma colher esterilizada com alcool 70°, separar uma parte desse micelio do kit facil (que por sinal está encolhendo e dando cada vez menos cogus), colocar num copo americano junto com substrato esterilizado e deixar colonizando numa caixa de isopor fechada, pra depois eu juntar com mais substrato no monotube, é possível?
Problema é por em substrato esterilizado, o micélio está cheio de esporos de mofo não vai ser uma colher sanitizada com álcool que vai resolver essa questão.
Teria mais chances se botasse esse micélio num substrato pasteurizado do que fazer essa manobra que você quer tentar, e seria algo bem próximo de um cultivo outdoor.
 
Micélio em fase de frutificação está em outro estágio do ciclo.

Fora a questão dos contaminantes, não é fácil reverter um micélio em frutificação para o estágio de colonização. Até mesmo antes de frutificar, se ficar transferindo micélio de um meio para outro, e a partir do segundo para um terceiro etc. chega a um ponto que não cresce mais tão bem.
 
O que os amigos aqui em cima falaram /\
Basicamente o cogu precisa dos nutrientes do grão pra produzir tb, mesmo que você consiga fazer esse processo (um amigo fazia isso com shimeji, transferindo pra palha o micélio já exaurido) a colheita vai ser pequena, se tiver colheita. Vermiculita e fibra de coco, por ex, não são quase nada nutritivas.
 
Back
Top