Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Preciso de ajuda pra iniciar cultivo

YogiRasta

Esporo
Cadastrado
13/03/2022
1
3
24
Bom dia irmãos, sou novo no cultivo, meu orçamento é muito limitado e gostaria de saber qual a forma mais econômica de cultivar a medicina? Pretendo cultivar pra mim e pra meus amigos, estamos em um trabalho interno de expansão de consciência com o uso da força, qualquer dica serei grato irmãos, que a consciência cósmica abençoe vocês 🙏🕉️♥️
 
Bom dia irmãos, sou novo no cultivo, meu orçamento é muito limitado e gostaria de saber qual a forma mais econômica de cultivar a medicina? Pretendo cultivar pra mim e pra meus amigos, estamos em um trabalho interno de expansão de consciência com o uso da força, qualquer dica serei grato irmãos, que a consciência cósmica abençoe vocês 🙏🕉️♥️

Pf Tek (FAI, vermiculita, água corrente) usando garrafas Pet e copos de vidro que tenha em casa com sua panela de pressão.

Argila expandida. Micropore de textura não-plástica. Perlon barato. Fita isolante barata. Seringas de 20 ml. Pote de coleta de fezes esterelizado.

Materiais de assepcia e médicos devem ser comprados em lojas de materiais médicos, etc.

Não tem como não gastar um certo valor pro primeiro, depois os custos podem chegar a poucos reais por cultivo.

Não compre luzes, nem termostato, nem termohigômetro.

Nas colheitas faz chá com garrafinhas pequenas de refri e congela até o dia do uso, pra n gastar com equip de secagem e itens de conservação.

E é isso. Como isso tudo se encaixa, só ver na Biblioteca os Guias Completos e os subfóruns do Fórum de Cultivo do Teo. ;)
 
argila expandida não serve pra nada no cultivo. só junta biofilme, e gera mais co² no sistema.

Coloquei na lista pois, em relação à perlite, é mais barata e acessível para pegar a umidade da água no fundo do terrário e passar para o ar dentro do terrário.

Qual seria a outra opção, nobre @Mortandello, a partir de um cultivo com bolos Pf Tek, mais acessível e barata de perlite?

---------

O que quer dizer com juntar biofilme? E como gera mais CO2 pro sistema? Por favor, pode vir a ser de grande ajuda saber desses processos na simplificação da PF Tek que busco.
 
@ExPoro biofilmes são acúmulos de microorganismos, acredito que os mesmos produtores de CO2 que o @Mortandello mencionou.
E de fato pra galera que bota os bolos boiando naquela piscina de água e argila é bem propício pra formação deles. A água sanitária ajuda bastante a conter, mas sei que não é o suficiente. De qualquer forma estou com você nas dicas, essa rota parece ser a mais barata.

Mas considerando a situação que o @YogiRasta, a qual presumo eu, vai necessitar de uma produção grande pra dar conta da demanda, recomendo mesmo a inoculação em milho e o cultivo em monotube:

 
Coloquei na lista pois, em relação à perlite, é mais barata e acessível para pegar a umidade da água no fundo do terrário e passar para o ar dentro do terrário.

Qual seria a outra opção, nobre @Mortandello, a partir de um cultivo com bolos Pf Tek, mais acessível e barata de perlite?

---------

O que quer dizer com juntar biofilme? E como gera mais CO2 pro sistema? Por favor, pode vir a ser de grande ajuda saber desses processos na simplificação da PF Tek que busco.
terrario pelado, limpo somente como um fio de agua no fundo. um copo com uma pedra porosa ligada num borbulhador de aquario, escoamento eficiente de co2. como ja é bem explicado a anos aqui.
 
Mas borbulhador já não é cultivo de mínimo custo.
melhor não usar nada no fundo, como disse acima.


sobre a formaçao de biofilme =

1649262887933.png
em 30 dias sem manutençao, o biofilme ja terá coberto totalmente as argilas e você terá um mini-reator de co² caseiro.

mais referencias:
 
melhor não usar nada no fundo, como disse acima.
Isso muito me agrada!!!
Quer dizer, apenas a água no fundo, sem argila, sem perlite, sem borbulhador... será suficiente pra criar a umidade no dentro do terrário???

Isso é mais um passo pra simplificar!!! Vou verificar em Garrafas Pet. Adorei. Obrigado, Mortan.
 
Isso muito me agrada!!!
Quer dizer, apenas a água no fundo, sem argila, sem perlite, sem borbulhador... será suficiente pra criar a umidade no dentro do terrário???

Isso é mais um passo pra simplificar!!! Vou verificar em Garrafas Pet. Adorei. Obrigado, Mortan.
ideal é ter o borbulhador. se o cara nao tem 25 reais pra comprar um, melhor nem iniciar um cultivo.
 
Com o perdão para discordar, ilustre @Mortandello...

Em cultivos de Garrafa Pet, ficaria complicado um borbulhador pra cada garrafa. Assim como teks como a in vitro o dispensam.

Um borbulhador exige uso de eletricidade, quando sem borbulhador você pode dispensar a proximidade dos terrários de uma tomada ou extensão, e os colocar mais livremente pela casa.

E 25 reais é muito dinheiro a depender de quem for cultivar. É o arroz do mês. E temos membros miseráveis entre nós, que não citarei 2 deles para não os embarassar.
 
Com o perdão para discordar, ilustre @Mortandello...

Em cultivos de Garrafa Pet, ficaria complicado um borbulhador pra cada garrafa. Assim como teks como a in vitro o dispensam.

Um borbulhador exige uso de eletricidade, quando sem borbulhador você pode dispensar a proximidade dos terrários de uma tomada ou extensão, e os colocar mais livremente pela casa.

E 25 reais é muito dinheiro a depender de quem for cultivar. É o arroz do mês. E temos membros miseráveis entre nós, que não citarei 2 deles para não os embarassar.
cultivos em garrafa pet nao devem ser levados como técnica séria.
uma técnica séria se repetida 100 vezes, vai dar certo 100 vezes.
acompanho por mes pelo menos 200 cultivadores, a mais de 10 anos.
tenho ótima base estatistica para diferenciar o que funciona ou não funciona.
conto sempre com a ciência e não a sorte para dar minha posiçao técnica (que inclusive tenho formaçao acadêmica pra me basear).
ainda sobre esterelização - hoje mesmo um aluno chegou com problemas pois seguiu o tutorial aqui de esterelizar apenas 45 minutos:
1649264495508.png1649264502664.png

Com o perdão para discordar, ilustre @Mortandello...

Em cultivos de Garrafa Pet, ficaria complicado um borbulhador pra cada garrafa. Assim como teks como a in vitro o dispensam.

Um borbulhador exige uso de eletricidade, quando sem borbulhador você pode dispensar a proximidade dos terrários de uma tomada ou extensão, e os colocar mais livremente pela casa.

E 25 reais é muito dinheiro a depender de quem for cultivar. É o arroz do mês. E temos membros miseráveis entre nós, que não citarei 2 deles para não os embarassar.
quem está em estado de miséria cultiva shimeji pra comer, nao cubensis pra chapar bro.
cultivo de cubensis é um luxo que se o cara parar duas semanas de comprar maconha já consegue arcar com os custos.
 
Se me permite uma opinião diversa, a água no fundo não é tão eficiente em climas mais frios.

No calor qualquer coisa evapora, pode colocar toalha ou até musgo na caixa organizadora que vai saturar umidade (e nascer alga ou bolor ali dentro).
Ou, no caso, nada. já tem vários posts aqui do pessoal só com água também.

Tendo apenas a água, a tensão superficial é maior do que distribuída pelos poros da argila expandida e no frio não vai ter a mesma eficiência.
"
biofilme parece muito mais um problema teórico do que prático no cultivo de cubensis.

A não ser que o cara não faça nem a limpeza básica depois da frutificação.

Principalmente sobre a concentração de CO2, não vai acumular suficiente para prejudicar, Se tiver feito os furos corretos e com o mínimo de troca de ar passiva.
Se o terrário for fechado realmente deve ser significante, mas abanando 3x manualmente já vai dar conta.

Se tiver a opção de perlita, é 100x melhor, mas se não tem, eu recomendo a argila sim, acaba sendo a 2 melhor opção, mesmo não retendo a mesma quantidade de água e ar dentro dela.

Mas convenhamos, um monotub ou shoebox é muito melhor que qualquer um dos dois.


-----

A foto ali do teu aluno, parece que a contaminação é bem embaixo das micropores de inoculação.

Você quem deu a ms ou cultura líquida?
Se não foi sua seringa, que sei que é bem feito, duvidaria primeiro da capacidade do aluno de confeccionar a seringa.

45 minutos é pouco mas pode sim ser suficiente, mas fica na sorte, principalmente com 70-80kpa.


-----
Pelo que li por cima aqui, aquele gráfico que você postou é sobre tratamento de esgoto e a retenção de biomassa anaeróbia, serviria para a conclusão de usina de c02?

O gráfico considera a argila granulada em 5mm e com esgoto sintético (rico em matéria orgânica)

"Percebe-se que a variaÁ„o na massa de sÛlidos vol·teis aderidos
na argila e na borracha durante o ciclo foi pequena. Para estes tipos
de suporte a quantidade de biofilme se estabiliza rapidamente, porÈm
com baixos nÌveis de colonizaÁ„o."

Pelo que entendi o biofilme não consegue crescer muito na argila, tanto que no gráfico a argila só conta do dia 25 ao 35, decaindo.

Mas não consegui ler tudo ainda, por favor, me auxilie a entender se interpretei errado.
 
O bom dessa comunidade, além de ser muito informativa, é que diariamente vários mitos são quebrados.
A verdade refutada hoje é que o consumo de cogumelos gera pessoas mais tranquilas e empáticas.
 
O bom dessa comunidade, além de ser muito informativa, é que diariamente vários mitos são quebrados.
A verdade refutada hoje é que o consumo de cogumelos gera pessoas mais tranquilas e empáticas.
opa to cheio de empatia com quem nao tem grana pra comprar arroz mas quer começar um cultivo de cubensis sim viu. ele vai usar empatia como substrato?
odeio humanos, amo cogumelos, tenho dó dos fungos sendo mal-tratados isso sim.
 
terrario pelado, limpo somente como um fio de agua no fundo. um copo com uma pedra porosa ligada num borbulhador de aquario, escoamento eficiente de co2. como ja é bem explicado a anos aqui.
Nobre @Mortandello, você teria uma foto de um monotub seu para poder visualizar melhor a colocação do spawn ?

Qual substrato e spawn você recomenda em um monotub com baixa chances de zicar ?(com base em sua experiência)

muito obrigado!
 
Back
Top