Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Posso usar arroz integral não moído?

CrazyDiamond

Hifa
Cadastrado
25/07/2014
12
12
28
Eu to me preparando pra fazer o bolo PF, mas reparei que to sem liquidificador pra moer o arroz integral. Existe algum problema de fazer o substrato com ele não moído? Em outro caso, pensei em cozinha-lo, moê-lo e deixar secar, é uma possibilidade ou só ia fazer lambança?
 
Não vai dar certo, acho que ninguém tentou isso ainda, siga os passos da PF tek descritos corretamente e terá uma probabilidade maior de acerto.

Acredite ou não, muitos novatos já tentaram de tudo, mas raramente eles tem sucesso em métodos que fogem dos padrões bem estabelecidos. Há muitos posts perdidos por aí cheio de invensões mirabolantes.

Às vezes eu penso que alguns novatos chegam no CM, leem a biblioteca "inteira" e concluem: "Só existem essas técnicas? Não é possível! Mas que biblioteca pobre. EU serei o primeiro a desenvolver uma técnica revolucionária!" :troll:
 
Acredite ou não, muitos novatos já tentaram de tudo, mas raramente eles sucesso em métodos que fogem dos padrões bem estabelecidos. Há muitos posts perdidos por aí cheio de invensões mirabolantes.

Às vezes eu penso que alguns novatos chegam no CM, leem a biblioteca "inteira" e concluem: "Só existe essas técnicas? Não é possível! Mas que biblioteca pobre. EU serei o primeiro a desenvolver uma técnica revolucionária!" :troll:
kkk pode ser mesmo
mas acho pouco provavel que existira uma tecnica tão simples e eficaz como PF TEK
 
Pelo fato de não encontrar mais vermiculita média na minha cidade tive que adotar os grãos inteiros, só que faço um pouco diferente, deixo arroz de molho hidratando por 2 hs e depois deixo escorrer, molho a vermiculita primeiro e vou adicionando o arroz aos poucos e testo no punho a quantidade de água, faço selo de vermiculita inferior e superior, fiz uma primeira vez sem cozinhar e notei que o interior do grão ficou um pouco cru, acredito que ambas as formas estão corretas, tudo é muito relativo e depende muito da maneira como é feito.:deolho::deolho:
 
Pelo fato de não encontrar mais vermiculita média na minha cidade tive que adotar os grãos inteiros,

eu já prefiro usar a vermiculita fina do que a media nos bolos. E as duas são super faceis de achar por aqui. Eu gosto mais da media para fazer mudas, principalmente de mariri e frutiferas.
Eu já tive problema muito serio com vermiculita media. Uma vez no tanque de casa, deixei um saco de supermercado cheio de vermiculita media e fui dispensar ela no ralo do tanque ( não me pergunte o porque ) preguiça de jogar fora ( tb não me pergunte pra que jogar fora hehehe ) ai eu abri a torneira e fiquei jogando pelo ralo, menino, depois de uns 3 dias os canos entupiram tudo, foi osso desentupir essa bagaça, vai enteder tb o porque disso tudo heheheh :roflmao:
um conselho que dou, nunca, mas nunca jogue vermiculita no ralinho do tanque, dá um trabalho amuado!
 
Pelo fato de não encontrar mais vermiculita média na minha cidade tive que adotar os grãos inteiros,


Não entendi a relação entre o tipo de vermiculita e usar grão inteiro ou não.

Eu já fiz bolos PF com FAI com todo tipo de vermiculita, e todos funcionaram.
 
Penso que o grão inteiro fica menos compactado na vermiculita fina ou em qualquer tamanho de vermiculita, acredito que todos colonizem, só que com farinha diminui a areação e aumenta o tempo de colonização, penso assim e posso estar enganado.
 
Última edição:
Uso vermiculita grossa com grão de arroz inteiros e não tenho problemas. Em relação a medidas comparado a receita PF padrão não são as mesmas, podendo variar de acordo com material e granulometria utilizado.
 
Back
Top