Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Minha primeira experiência com cultivo de Cogumelos

DIÓGENES O CÃO

Esporo
Cadastrado
07/03/2023
11
3
23
Olá a todos, venho a anos estudando sobre micologia e suas maravilhas de como são a base de tudo basicamente, seres decompositores que retornam os nutrientes ao ecossistema por meio dessa atividade primordial, até precipitação de chuva esses seres vivos magníficos ajudam, enfim, sempre fui fascinado por fungos, mas sempre tive receio de cultivar perante a legalidade do mesmo, mas esse ano tomei coragem e comprei um carimbo de esporos na internet (P. Cubensis), fiz o bolo PF tek dia 28/02/23, fiz a esterilização como recomendam 1hora na pressão e deixei a seringa com esporos em água destilada por 24 horas na geladeira, inoculei em uma glovebox que fiz em casa, 5 dias após isso eu abri a caixa de isopor e aparentemente correu td certo, fiz 6 bolos e apenas 1 deles contaminou com um bolor de pão, fiquei extremamente satisfeito por ser minha primeira tentativa, estou abrindo de 2 em 2 dias pra verificar, estou armazenando eles dentro de uma geladeira abandonada que tenho em casa(porem dentro da caixa de isopor) acho que com isso mantenho a temperatura ainda mais constante ainda e escuro total, vou anexar algumas fotos dos meus bolos, e pretendo ir atualizando o post com as evoluções ou fracasso se acontecer haha.
Podem dar dicas, tudo é super bem vindo, criticas e afins, tudo serve pra evoluir...
 

Anexos

  • IMG_20230307_092134.jpg
    IMG_20230307_092134.jpg
    2 MB · Visualizações: 14
  • IMG_20230307_092143.jpg
    IMG_20230307_092143.jpg
    1.9 MB · Visualizações: 8
  • IMG_20230307_092206.jpg
    IMG_20230307_092206.jpg
    2 MB · Visualizações: 9
  • IMG_20230307_092215.jpg
    IMG_20230307_092215.jpg
    2 MB · Visualizações: 9
  • IMG_20230307_092216.jpg
    IMG_20230307_092216.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 8
  • IMG_20230307_092222.jpg
    IMG_20230307_092222.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 13
  • IMG_20230307_092503.jpg
    IMG_20230307_092503.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 14
Seja bem vindo @DIÓGENES O CÃO, ótima escolha de nome kkkkkk

Por hora, ia sugerir não abrir a caixa com tanta frequência, caso possua falhas na vedação o manuseio adiciona um risco a mais.
Mas seu setup inicial tá ótimo, fico na torcida para que você tenha ótimos resultados!
 
Pois é, eu via alguns locais falando pra abrir diariamente e em outros pra só abrir no fim do 20° dia ou mais, mas vou seguir sua dica, abri hj a segunda vez, mas agr eu vou largar la bem fechado pelo resto do processo então, mas tipo, se contaminar algum outro bolo ele não espalharia por todo os outros bolos? Tenho essa duvida e esse medo por isso abri ele pra analizar e identificar possiveis infecções por outros microorganismos antes de espalharem. Desde ja agradeço a dica obrigado...
 
Pois é, eu via alguns locais falando pra abrir diariamente e em outros pra só abrir no fim do 20° dia ou mais, mas vou seguir sua dica, abri hj a segunda vez, mas agr eu vou largar la bem fechado pelo resto do processo então, mas tipo, se contaminar algum outro bolo ele não espalharia por todo os outros bolos? Tenho essa duvida e esse medo por isso abri ele pra analizar e identificar possiveis infecções por outros microorganismos antes de espalharem. Desde ja agradeço a dica obrigado...
Muito da discussão sobre abrir ou não vem do medo que o pessoal costumava ter de que os 2 minutinhos de exposição à luz atrasasse a colonização, mas no geral não há problemas quanto a isso. Em relação à contaminação se espalhar, penso que estatisticamente seja um risco menor do que aquele proveniente do manuseio constante, mas nunca dá pra dizer com certeza.

Mas fica tranquilo que vai dar certo, no estágio atual já está bem encaminhado!
 
Muito da discussão sobre abrir ou não vem do medo que o pessoal costumava ter de que os 2 minutinhos de exposição à luz atrasasse a colonização, mas no geral não há problemas quanto a isso. Em relação à contaminação se espalhar, penso que estatisticamente seja um risco menor do que aquele proveniente do manuseio constante, mas nunca dá pra dizer com certeza.

Mas fica tranquilo que vai dar certo, no estágio atual já está bem encaminhado!
Bom dia Marcelo, vim te incomodar outra vez kkkk, então abri minha caixa de incubação agora a pouco e percebi que alguns bolos me parecem estar 100% colonizados(e sem contaminações aparentes), mas um deles me parece estar uns 70%, isso seria normal? devo aguardar todos ficarem 100% para fazer o aniversario? da um confere nas fotos ai, no post eu disse que fiz a inoculação dia 28/02 mas na realidade foi dia 25, eu confundi as datas, peguei férias no serviço ai fico meio perdido com datas, vou deixar as fotos em anexo. Separei por 1; 1.1... no caso é a parte da frente e a de trás do mesmo bolo.
 

Anexos

  • 1.png
    1.png
    583.7 KB · Visualizações: 6
  • 1.2.png
    1.2.png
    608.4 KB · Visualizações: 6
  • 2.png
    2.png
    615.5 KB · Visualizações: 6
  • 2.1.png
    2.1.png
    579.7 KB · Visualizações: 6
  • 3.png
    3.png
    818.1 KB · Visualizações: 6
  • 3.1.png
    3.1.png
    867.5 KB · Visualizações: 6
  • 4.png
    4.png
    802.7 KB · Visualizações: 5
  • 4.1.png
    4.1.png
    989.7 KB · Visualizações: 5
  • 5.png
    5.png
    836.2 KB · Visualizações: 5
  • 5.1.png
    5.1.png
    906.5 KB · Visualizações: 6
Fala @DIÓGENES O CÃO!

Os bolos parecem bem bonitos mano e não esquenta com aquele que ficou pra trás não, a colonização acontece de forma irregular por vários motivos.
Entre os bolos existe variabilidade genética, concentração de esporos pra cada ml de água, uns podem estar mais compactados que os outros, enfim, perfeitamente normal que se desenvolvam em ritmos distintos.

Por hora, mantém o 2 na incubadora e pode aniversariar o resto sem problemas.
 
Fala @DIÓGENES O CÃO!

Os bolos parecem bem bonitos mano e não esquenta com aquele que ficou pra trás não, a colonização acontece de forma irregular por vários motivos.
Entre os bolos existe variabilidade genética, concentração de esporos pra cada ml de água, uns podem estar mais compactados que os outros, enfim, perfeitamente normal que se desenvolvam em ritmos distintos.

Por hora, mantém o 2 na incubadora e pode aniversariar o resto sem problemas.
Que bom, obrigado pela resposta, tenho uma outras duvidas que já li a respeito mas como na maioria são pessoas de fora do brasil com outro clima e afins, então se vc puder me sanar essas duvidas eu ficaria ABSURDAMENTE grato, são elas:

1- Fazer cold dunk ou apenas o dunk em temperatura ambiente e por quanto tempo devo deixar o bolo submerso? uso água mineral mesmo? se sim, devo ferver ela pra esterilizar?
2- quanto a argila expandida no fundo do terrário, você sanitiza como? com qual quantidade de água sanitária?

ah, já ia me esquecendo, vocês aqui tem algum outro meio de comunicação um grupo de whatsapp ou discord sei la?
 
Que bom, obrigado pela resposta, tenho uma outras duvidas que já li a respeito mas como na maioria são pessoas de fora do brasil com outro clima e afins, então se vc puder me sanar essas duvidas eu ficaria ABSURDAMENTE grato, são elas:

1- Fazer cold dunk ou apenas o dunk em temperatura ambiente e por quanto tempo devo deixar o bolo submerso? uso água mineral mesmo? se sim, devo ferver ela pra esterilizar?
2- quanto a argila expandida no fundo do terrário, você sanitiza como? com qual quantidade de água sanitária?

ah, já ia me esquecendo, vocês aqui tem algum outro meio de comunicação um grupo de whatsapp ou discord sei la?

Sobre o dunk, atualmente é debatido até mesmo se ele deve ser praticado. Existem cultivadores argumentando que a imersão em água reduziria alguns dos mecanismos de defesa do micélio. O que seria possivelmente um prejuízo maior do que o benefício do tempo de frutificação que é acelerado pelo choque.

Até que se chegue a uma resposta mais conclusiva, o habitual é fazer sim o cold dunk botando os bolos em um pote com tampa e deixando na parte mais baixa da geladeira (menos fria) durante 12 horas. Você pode usar água mineral fervida como uma garantia a mais, mas por aqui uso água corrente direto da torneira sem problemas.

Quanto a argila expandida, é uma técnica à caminho do desuso.
Por conta da estrutura porosa, as bolinhas acumulam contaminantes e com o tempo formam biofilme que são colônias de bactérias que liberam CO2 e podem sufocar o micélio. Daí a alternativa é usar perlita, que é esterilizada por meio da imersão em água com algumas gotas de água sanitária. Mas também é possível não botar nada no fundo do terrário se não tiver acesso ou não quiser usar a perlita.

Sobre a comunicação, o fórum possui um chat que é desbloqueado depois de um tempo. Continue participando que eventualmente você ganha acesso.

Bons cultivos irmão!
 
@MarceloHirosse eu de novo te incomodando kk, consegui meus cubensis frutificaram alguns romperam aquela proteção das lamelas na parte da tarde pois de manha estavam todos fechados, enfim queria pegar 2 ou 3 carimbos de esporos deles mas andei lendo por aqui no fórum que tem que esperar eles amadurecerem completamente; as lamelas ficarem pretas e afins, vi tb que pode cair esporo no substrato e danificar o mesmo, tem como você me falar se posso tirar carimbos deles ou devo esperar mais alguns dias? quantos dias no caso se eu tiver que esperar?
vou deixar umas fotos abaixo pra vc dar uma olhada:​
 

Anexos

  • IMG_20230322_214357_1.jpg
    IMG_20230322_214357_1.jpg
    150.6 KB · Visualizações: 8
  • IMG_20230322_214414.jpg
    IMG_20230322_214414.jpg
    190.4 KB · Visualizações: 8
  • IMG_20230322_214420_1.jpg
    IMG_20230322_214420_1.jpg
    187.1 KB · Visualizações: 8
Parabéns pelo cultivo @DIÓGENES O CÃO! Os cogumelos ficaram muito bonitos.

De fato ainda é cedo para tirar um carimbo.
Quando começam a esporular fica bem visível o pó preto na haste e no véu, e também sobre o píleo dos cogumelos menores.

Varia ligeiramente entre as strains, mas amanhã ou no máximo até sexta você já verá os sinais e poderá proceder.

Não esquenta com os esporos que caírem sob o substrato, olha a situação desse meu cultivo aqui.
É claro essa é uma situação extrema de abandono e não se deve deixar chegar nesse ponto, mas mesmo assim o pote de sorvete segue dando flushes mesmo coberto por esporos.

Boa sorte com os carimbos!
 
Parece q os cogumelos de baixo ficaram todos pretinhos, vou colher eles no meu horario de almoço e carimbar uns 3 ou 4 dos mais bonitos, espero que de certo vou fazer td na glovebox ja dei uma limpada nela ontem.
Enfim, muito obrigado por ter sanado minhas duvidas durante esse processo, teve algumas coisas que tive q perguntar porque não achava explicações que me deixavam satisfeito. Muito obrigado Marcelo, vou fazer mais alguns Pftek e depois vou pro monotube.
Kkkk esses seus ai da foto parece que jogaram borra de café de tanto esporos, esses ai tavam com vontade de se reproduzir em kk.
 
Back
Top