Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Abafando a Bombinha

Avatar

Cogumelo maduro
Membro Ativo
27/03/2006
141
73
:eek: Galera to precisando de ideias ai, não sei se alguem já passou por isso ... eu tenho dois compressores de aquario externos ( bombinha de ar, de bolhas) só que a vibração dessas bombinhas faz um barulho terrivel e alto, simplismente embrulha-la com material isolante não adianta, porque ela perde a eficiencia de bombear o ar ... então oq vcs sugerem para diminuir esse ruido ???
 
Olha, tem uma solução que é bem eficiente, mas você terá que cortar o cabo da sua bombinha e depois emendar.

Esse macete é bem velho entre os aquaristas, vamos lá.

Você vai precisar de um pote grande de vidro, com tampa, que caiba a bomba lá dentro.

Faça um furo no centro da tampa, onde passará o cabo da bomba e um outro para a mangueira.

Então passe o cabo de força da bomba pelo buraco de modo que a bomba fique dentro do pote (cabo sainda pela tampa).

Feito isso, coloque a bomba e a tampa no pote, então puxe o cabo de forma que a bomba fique suspensa dentro dele e não toque em nenhuma parede, essa é a posição ideal da bomba, agora só resta dar um nó no cabo, do lado de fora do pote, para que a bomba fique nessa posição (o nó não deixará a bomba sair de posição).

Coloque a tomada de volta no cabo e isole bem com fita isolante, passe então a mangueira pelo outro buraco e coloque sua bomba para funcionar.

O pote deve abafar bastante o barulho da mesma.

Segue um desenho feito no Paint, acho que ajudará a exemplificar essas instruções.
bomba.PNG
 
Porra grande macete ! vo testar isso esse final de semana ... merece até um ponto de reputação aqui do forum !

valew pedro !
 
Otima contribuiçao pedro, me fez pensar em encher esse recipiente de PERLON e carvao ativao ppra filtrar o ar antes de mandar pro terrario!
OTIMO post.
me levou a desenvolver uma soluçao OTIMA e silenciosa pro meu setup!
tenho um vidro desses que mantenho vermiculita esterelizada seca dentro..
vai virar meu filtrodear-abafator tabajara pro!
Agora posso colocar minha bombinha no FREEZER e mandar agr geladissimo pra dentro do terrario!

mais uma vez OBRIGADO! pedrovysky thumbsup! mushisup!
 
Otima contribuiçao pedro, me fez pensar em encher esse recipiente de PERLON e carvao ativao ppra filtrar o ar antes de mandar pro terrario!
OTIMO post.

boca eu coloquei a bomba em volta dessas telas de filtro ... acho que é isso perlon né ?? ... abafo a bomba, ela perdeu muita eficiencia, acho que o grande lance desse sistema é deixar a bomba flutuante ... ou talvez colocar o filtro na boca deste pote ... concorda ??
 
Pedro, ótima idéia. Se mostra muito eficiente.

Se alguém quiser melhorar / ou complicar ainda mais...

Uso meu oxigenador protegido dentro de um pedaço de tubo esgoto 100mm (cano branco), nas extremidades, 2 tampões. (pra quem vai comprar, pede 25cm de tubo esgoto 100mm, e 2 pç cap esgoto 100mm).

Da mesma forma, a montagem é feita conforme a idéia interior, colocando-se a bomba dentro, os fios e mangueira, passam por um desses cap, eu vedei com silicone anti-fungo. Nas paredes do tubo, diversos furos, com furadeira, de diâmetro 5mm, para entrada de ar. Tudo é protegido com acrilon. O sistema pode ir para dentro da geladeira ou freezer.

é possível também, pra quem usa sistema de refrigeração, agir da seguinte forma: Na caixa reservatório de solução gelada, faz-se passar, internamente, de um extremo a outro, a mangueira do oxigenador. Veda-se muito bem com silicone, para não apresentar vazamento. Está pronto. O ar sai do oxigenador, antes de entrar no terrário, passa pelo reservatório, efetuando troca de calor com solução gelada. Ajuda manter mais baixa a temperatura do terrário. Também é muito funcional, pra quem encara altas temperaturas.

abraço pessoal, ótimo findi, muita paz e muita luz!
 
Só pra constar, construi o engenho do pedro ai e funcionou muito bem! eu fui um pouco além: coloquei a bombinha em uma garrafa de 2 litros,tampei e coloquei o conjunto dentro de uma garrafa de 3,5 litros com um filtro de ar na boca selei e funciona perfeitamente sem barulho e filtrando o ar!:D
 
Back
Top